domingo, 13 de janeiro de 2013

Displair - Tela Interativa no Ar




Displair é um ecrã (Tela) de ar (projeção) interativo que projeta no ar qualquer imagem que quiser. O dispositivo é controlado por um sistema ótico, multi-toque, que permite controlar a imagem no ar só com gestos, sem marcadores, luvas ou outro equipamento especial.


O nome


Atualmente, Displair refere-se não só ao próprio produto mas também à empresa que desenvolve o projeto e o conteúdo de imagens sem ecrã. O nome tem duas raízes – “ecrã” (display) e “ar” (air) para salientar a essência e funções do dispositivo. Pela primeira vez, o nome Displair foi anunciado no final de julho de 2010, logo após "Seliger" 2010, onde o seu criador, Maxim Kamanin, apresentou o projeto.

A história do projeto


O inventor de Displair e o diretor geral da empresa é Maxim Kamanin. A origem da ideia e exame das bases teóricas remontam aos finais de 2009. Durante o período de pesquisa científica, o criador do equipamento estudou fenómenos óticos naturais: miragens, nevoeiro. Finalmente, optou pela subestação próxima das nuvens.
 
 O primeiro protótipo operacional foi fabricado em junho de 2010 e apresentado ao presidente russo, Presidente Medvedev, no âmbito do fórum Seliger. 

Em agosto do mesmo ano, a empresa Displair foi criada e o projeto preparado para Arranque, a partir da área das tecnologias de informação (TI) por implicar a criação e desenvolvimento de aplicações informáticas. 

Em 2011, o sistema multi-toque ótico foi criado para Displair, que permitiu aos utilizadores moverem objetos não obstante o facto de o dispositivo não ter ecrã e ser penetrável. A exibição avançada de Displair ganhou a maioria das competições dedicadas à área das inovações e ficou bastante conhecida no estrangeiro.

 Em maio de 2012, a empresa recebeu um investimento de 1 milhão de dólares. Os fundos destinam-se ao desenvolvimento do protótipo, licenciamento da tecnologia e lançamento da primeira produção de pequena escala. 

O número de investidores é constituído pelo fundo de investimento Leta GIV, membros do LETA Group de empresas, a investidora-anjo Esther Dyson, membro do Conselho de Administração da Yandex, assim como presidente do fundo de capitais EDventure Holdings (investidor inicial do Flickr), cofundadora, editora chefe da East-West Digital News Adrien Henni; diretor executivo da Acrobator.com Bas Godska (liderou o desenvolvimento e marketing da Ozon.ru, KupiVIP.ru, Lamoda.ru e outros projetos da Internet); investidor-anjo privado Anton Karasevich; ex-diretor de desenvolvimento da rede social “Odnoklassniki”; cofundador da East-West Digital Aleksandr Baderko e outros. 

 A Displair prevê começar a vender o produto no final de 2012 – início de 2013. Atualmente, a empresa Displair tem sede em «Skolkovo» e no parque das TI em Kazan.

Tecnologia


Displair projeta todos os conteúdos multimédia no ar. 

As imagens (desenhos, fotografias, vídeo) são perfeitamente penetráveis fisicamente, seguras e amigas do ambiente. A base da imagem é uma fina camada de ar estável e frio com finas partículas de água protegidas do vento, produzidas por cavitação

As partículas de vapor são tão pequenas que, devido ao seu tamanho e grande pressão de superfície, são mantidas estáveis mesmo depois de chocarem com objetos físicos, não deixam traços de humidade, não congelam até −50°С e podem existir até aos +50°С. 

As características das partículas de água e as funcionalidades aerodinâmicas do dispositivo contribuem para a integridade e estabilidade da imagem mesmo quando penetrada por objetos externos. 

O sistema multi-toque ótico, baseado em tecnologia de visão informática, permite controlar imagens sem ecrã com dedos e consegue funcionar com 1500 toques simultaneamente. Os sistemas permitem não só manter um regime de múltiplos utilizadores mas também identificar gestos mais complexos do que os sistemas multi-toque existentes possíveis nos ecrãs interativos. Também é possível adicionar detalhes adicionais à imagem. 

No entanto, a premiada tecnologia de Displair, desenvolvida num dormitório para estudantes, tem apenas um período de 0,2 segundos entre o gesto e a reação do computador, comparado com o período de 0,1 segundos de Kinect para a Xbox 360, usando até 1500 pontos no seu sistema de ecrã multi-toque com 1 cm de precisão. Microsoft Research também está a fazer avanços no reconhecimento de gestos, embora essa tecnologia ainda não esteja disponível comercialmente. 

Displair oferece também uma função de interação com dispositivos móveis que permite aos utilizadores trocarem ficheiros.

Possíveis aplicações da tecnologia


  • Publicidade
  • Quiosques PoV interativos
  • Menus eletrónicos
  • Design
  • Indústria de jogos
  • Métodos de educação e de simulação
  • Medicina (relaxamentos, reabilitação)

Competições e prémios


O projeto Displair é o vencedor dos mais importantes eventos e fóruns de inovação na Rússia: “Kubok Texnovaziy-2011”, “projeto Zvorykinsky – 2011”, “Systema Sarov – 2011”, “Bit-Yug – 2011”. Displair também foi considerado um dos principais 5 projetos técnicos de Plug&Play em Silicon Valley.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Displair : Traduzido do wikipédia em russo pelo google


  Video do Displair e o inventor



 Displair nova tecnologia de telas interativas




 Displair: Pesquisa e desenvolvimento 1º protótipo

 

Displair reportagem na TV da Russia 


Displair investimento em telas de reconhecimento de gestos

 

Displair : sistema de toque tela no ar

 

Olhe a apresentação do Displair no CES 2013

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário